A Sociedade Americana de Solda oferece mais de 200 padrões de soldadura utilizados em todo o mundo em inúmeras indústrias. As normas AWS são confiáveis e mandatórias, porque são criadas por comitês de voluntários das profissões de solda sob a autoridade da American National Standards Institute (ANSI).

O processo de consenso para a elaboração e revisão das normas da AWS requer que as comissões de normas tenham uma participação equilibrada que representa os fabricantes de equipamento, os usuários finais, consultores e pesquisadores.

O resultado tem sido uma vasta biblioteca de padrões que têm sido comprovados no fornecimento de resultados de alta qualidade com os requisitos que fazem sentido no mundo real.

AWS D1.1Um exemplo é AWS D1.1, Código de soldagem estrutural - Aço. Originalmente publicada em 1928, e revisada por 22 edições.  Cidades inteiras de arranha-céus foram soldadas e inspecionadas, de acordo com este código. Outras normas das séries "D1" cobrem alumínio , titânio, chapa de aço, aço de reforço e aço inoxidável, bem como as áreas como ponte de solda, reforço estrutural e reparo e estruturas sísmicas.

A última edição da AWS D1.1, Código de soldagem estrutural - Aço está disponível em português.

Para as manufaturas e outras indústrias, outras normas da AWS são amplamente reconhecidas e favorecidas para enfatizar a alta qualidade sem prejudicar a produtividade.

Além da soldadura, os outros processos de normas da AWS, tais como o corte, soldadura, plásticos, pavimentação e projeção térmica.

Welding Handbooks
Além das normas, a AWS também publica livros de referência, como os Manuais de Soldagem e várias outras publicações relacionadas a processos, aplicações e operações.

As normas e os livros da AWS podem ser adquiridos on-line em pubs.aws.org