A Sociedade Americana de Solda oferece mais de 200 padrões de soldadura utilizados em todo o mundo em inúmeras indústrias. As normas AWS são confiáveis e mandatórias, porque são criadas por comitês de voluntários das profissões de solda sob a autoridade da American National Standards Institute (ANSI).
O processo de consenso para a elaboração e revisão das normas da AWS requer que as comissões de normas tenham uma participação equilibrada que representa os fabricantes de equipamento, os usuários finais, consultores e pesquisadores.
O resultado tem sido uma vasta biblioteca de padrões que têm sido comprovados no fornecimento de resultados de alta qualidade com os requisitos que fazem sentido no mundo real.
Um exemplo é AWS D1.1, Código de soldagem estrutural - Aço. Originalmente publicada em 1928, e revisada por 22 edições. Cidades inteiras de arranha-céus foram soldadas e inspecionadas, de acordo com este código. Outras normas das séries "D1" cobrem alumínio , titânio, chapa de aço, aço de reforço e aço inoxidável, bem como as áreas como ponte de solda, reforço estrutural e reparo e estruturas sísmicas.
A última edição da AWS D1.1, Código de soldagem estrutural - Aço está disponível em português.
Para as manufaturas e outras indústrias, outras normas da AWS são amplamente reconhecidas e favorecidas para enfatizar a alta qualidade sem prejudicar a produtividade.
Além da soldadura, os outros processos de normas da AWS, tais como o corte, soldadura, plásticos, pavimentação e projeção térmica.

Além das normas, a AWS também publica livros de referência, como os Manuais de Soldagem e várias outras publicações relacionadas a processos, aplicações e operações.
As normas e os livros da AWS podem ser adquiridos on-line em pubs.aws.org